quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MASTURBAÇÃO

Para alguns um tema desagradável. Para outros, falta de descência um artigo como esse.
Mas pergunto: você pai, mãe, responsável, líder de igreja, com filhos chegando a adolescência ou já adolescentes, você já falou sobre masturbação com eles(as)? Você querido(a) leitor(a), pratica a masturbação? Infelizmente muitos, solteiros, casados, jovens, crianças, idosos, infelizmente praticam este ato.
É dever dos pais informar os filhos, e dos líderes informarem os jovens. Também sei que alguns se sentem desconfortáveis ao tratar de assuntos ligados com a sexualidade. Algumas pessoas não sabem a gravidade do problema, por isso é que escrevemos está matéria. Creio que ela será de grande utilidade. Se você é pai ou mãe e não sabe como falar sobre o assunto, coloque esta matéria para teu filho(a) ler, e depois comente com ele(a) o que achou. Só não creia que ele(a) não sabe ou que saberá após os vinte nove ou trinta anos. Não é difícil entender os textos, e o SENHOR poderá falar poderosamente.
Não é fácil encontrar artigos que falam sobre os prejuízos da masturbação para a mente e o corpo. Alguns até defendem dizendo que faz bem, que até produz bons hormônios como a endorfina. Isso é verdade, mas poucos falam sobre os malefícios, infelizmente poucos. Mas com a graça de DEUS você está lendo neste momento algo preparado especialmente para aqueles que você ama, sejam eles teus filhos, netos, jovens de tua igreja ou você mesmo. Ore ao SENHOR, pois ELE é poderoso para quebrar qualquer coisa que o separe DELE, inclusive a masturbação. Quero fazer um pedido a você: Deixe seu comentário, se você concorda, se discorda ou se está precisando de ajuda. Pode deixá-lo como anônimo.
Origem:
Onã é o pai da masturbação, biblicamente falando. É o primeiro relato que encontramos na Bíblia sobre o assunto, e de seu nome deriva a palavra onanismo, que significa masturbação.

E aconteceu no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira,
E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu.
E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou-lhe Er.
E tornou a conceber e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã.
E continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá; e Judá estava em Quezibe, quando ela o deu à luz.
Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar.
Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou. Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão.
Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. Gênesis 38:1-10

Significado da palavra Onanismo segundo o Dicionário Online de Português:
s.m. Na Bíblia, coito interrompido para evitar a fecundação.
Busca solitária do prazer sexual; masturbação.

Segundo o Dicionário Michaelis:
onanismo
o.na.nis.mo
sm (Onã, np+ismo) 1 Coito incompleto para evitar a fecundação. 2 Vício da masturbação.


Poucas vezes DEUS considera algo ABOMINÁVEL, a masturbação é uma delas. Não somente é pecado, mas é abominável aos olhos do SENHOR e entristece o ESPÍRITO SANTO. Cada vez que é praticado, é anotado em seu livro, e será apresentado no nosso julgamento. Que o SENHOR tenha misericórdia!

Confira abaixo uma coleção de citações dos Testemunhos Inspirados sobre a masturbação, uma prática mundana de ambos os sexos e que Deus revelou muita informação importante sobre ela.
Os textos foram copiados sem nenhuma adição ou comentário.
Fontes: Ellen G. White, Conselhos Para a Igreja, 109 a 114; Testemunhos Seletos, vol. 1, 256 a 263; Orientação da Criança, 444 a 446.

Jovens e crianças de ambos os sexos se entregam à masturbação, e praticam este repulsivo vício, destruidor da alma e do corpo. Muitos professos cristãos acham-se tão embotados pela mesma prática, que suas sensibilidades morais não podem ser despertadas para compreender que isto é pecado, e que se nisto continuam, os seguros resultados serão completa ruína do corpo e da mente. O homem, o ser mais nobre da Terra, formado à imagem de Deus, transforma-se em animal! Faz-se grosseiro e corrupto. Todo cristão terá de aprender a refrear as paixões, e a ser regido por princípios. A menos que assim faça, é indigno do nome de cristão.
Alguns que fazem alta profissão de fé, não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade deste degradante pecado que lhes enerva o organismo e destrói a energia nervosa do cérebro. Os princípios morais são demasiado fracos quando em luta com um hábito arraigado. Solenes mensagens vindas do Céu não podem impressionar fortemente o coração não fortalecido contra a condescendência com esse degradante vício. Os sensitivos nervos do cérebro perderam o saudável tono devido à estimulação doentia para satisfazer um desejo não natural de satisfação sensual.
Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente. Em atenção a isto, como é importante que pastores e povo que professam piedade se apresentem limpos e imaculados quanto a tal vício degradante da alma!
Minha alma se tem curvado em angústia, ao ser mostrada a débil condição do professo povo de Deus. A iniqüidade é abundante e o amor de muitos esfria. Não há senão poucos professos cristãos que consideram esse assunto em seu devido aspecto, e que mantêm sobre si mesmos o justo governo quando a opinião pública e o costume os não condena.
Quão poucos refreiam suas paixões por se sentirem sob obrigação moral de fazê-lo, e porque o temor de Deus está diante de seus olhos! As faculdades mais elevadas do homem são escravizadas pelo apetite e por paixões corruptas.
A ociosidade leva à condescendência com hábitos corruptos. O trabalho não cansa e consome a quinta parte do que o faz o pernicioso hábito da masturbação. Se o trabalho simples e bem regulado aborrece vossos filhos, estai certos, pais, de que há alguma coisa mais que lhes está enervando o organismo e produzindo uma sensação de constante cansaço. Dai trabalho físico a vossos filhos, que exija a atividade dos nervos e músculos. A fadiga resultante desse trabalho lhes diminuirá a inclinação para condescenderem com os hábitos viciosos. A ociosidade é uma maldição. Produz hábitos licenciosos.
Geralmente os pais não suspeitam que os filhos compreendem algo a respeito do vício. Em muitíssimos casos, os pais são os verdadeiros pecadores. Têm abusado dos privilégios matrimoniais e, pela condescendência, fortalecido suas paixões sensuais. E ao se fortalecerem estas, têm-se enfraquecido as faculdades morais e intelectuais. O espiritual tem sido superado pelo animalesco. Nascem crianças com tendências animais grandemente desenvolvidas, tendo-lhes sido transmitido o próprio retrato do caráter dos pais. … Os filhos nascidos desses pais quase que invariavelmente se inclinam aos repulsivos hábitos da masturbação. … Os pecados dos pais serão visitados sobre seus filhos, pois os pais lhes têm dado o estigma das próprias tendências licenciosas.
A prática de hábitos secretos certamente destrói as forças vitais do organismo. Toda ação vital desnecessária será seguida de correspondente depressão. Entre os jovens, o capital vital, o cérebro, é tão severamente submetido a esforço, em tenra idade, que há uma deficiência e grande exaustão, que deixam o organismo exposto a enfermidades de várias espécies.
Se a prática é continuada nas idades de quinze anos e daí para cima, o organismo protesta contra o prejuízo já sofrido, e continua a sofrer, e os fará pagar a pena da transgressão de suas leis, especialmente nas idades de trinta a quarenta e cinco anos, por muitas dores no organismo e várias doenças, tais como afecções do fígado e dos pulmões, neuralgia, reumatismo, afecções da espinha, enfermidades nos rins, e tumores cancerosos. Alguns dos delicados mecanismos da natureza cedem, deixando uma tarefa mais pesada para os restantes realizarem, o que lhe desorganiza o delicado arranjo, havendo freqüentemente repentina decadência física, cujo resultado é a morte.
A masturbação destrói as boas resoluções, o esforço fervoroso, e a força de vontade para formar um bom caráter religioso. Todos os que têm qualquer verdadeiro senso do que significa ser cristão sabem que os seguidores de Cristo estão na obrigação, como discípulos Seus, de trazerem todas as suas paixões, forças físicas e faculdades mentais, em perfeita subordinação à Sua vontade. Os que são controlados por suas paixões não podem ser seguidores de Cristo.
A força moral está excessivamente enfraquecida, ao entrar em conflito com hábitos estabelecidos. Os pensamentos impuros dominam a imaginação, e a tentação é quase irresistível. Estivesse a mente acostumada a contemplar assuntos elevados, a imaginação educada a ver coisas puras e santas e seriam fortalecidas contra a tentação.

Alguém que Pediu Orações Para Ser Curado
Meu marido e eu assistimos uma vez a uma reunião em que nossas simpatias foram solicitadas para um irmão que sofria grandemente com a tuberculose. Achava-se magro e pálido. Ele pedia as orações do povo de Deus. Disse que a família estava doente, e que perdera um filho. Falava com sentimento acerca dessa perda. Disse que havia tempos esperava poder ver o irmão e a irmã White. Acreditava que, se orassem por ele, seria curado. Terminada a reunião, os irmãos chamaram-nos a atenção para o caso. Disseram que a igreja os estava ajudando, que a esposa estava doente, e lhe morrera o filho. Os irmãos se haviam reunido em sua casa, e orado pela família afligida. Nós estávamos muito fatigados, e tínhamos sobre nós a preocupação do trabalho durante a reunião, e desejávamos ser dispensados. ...
Curvamo-nos naquela noite em oração e apresentamos seu caso perante o Senhor. Rogamos que pudéssemos conhecer a vontade de Deus a seu respeito. Todo o nosso desejo era que Deus fosse glorificado. Queria o Senhor que orássemos por esse enfermo? Deixamos o caso com o Senhor e recolhemo-nos para descansar. Num sonho, o caso daquele homem me foi claramente apresentado. Foi mostrado o seu procedimento desde a infância, e que, se orássemos, o Senhor não nos ouviria; pois ele atendia à iniqüidade em seu coração. Na manhã seguinte, o homem veio para que orássemos por ele. Nós o tomamos de parte, e dissemos-lhe que sentíamos ser forçados a recusar o seu pedido. Contei-lhe meu sonho, que ele reconheceu ser a verdade. Ele praticava a masturbação desde a infância, e continuara nesta prática através de sua vida de casado, mas disse que procuraria romper com ela. Esse homem tinha um hábito longamente arraigado para vencer. Estava na metade da existência. Seus princípios morais estavam tão fracos que, quando postos em conflito com a condescendência há tanto arraigada, eram vencidos. ...
Ali estava um homem que se degradava diariamente, e todavia ousava arriscar-se a entrar na presença de Deus, e pedir um acréscimo da força que ele vilmente dissipara, e que, se concedida, consumiria em sua concupiscência. Que paciência a de Deus! Se Ele lidasse com o homem segundo os seus caminhos corruptos, quem poderia viver à Sua vista? Que seria se houvéssemos sido menos cautelosos e levado diante de Deus o caso desse homem, enquanto ele praticava iniqüidade, teria o Senhor ouvido e atendido? "Porque Tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à Tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade." Sal. 5:4 e 5. ...
Este não é um caso isolado. Mesmo as relações matrimoniais não foram suficientes para preservar esse homem dos hábitos corruptos de sua adolescência. Quisera poder convencer-me de que casos como o que apresento são raros; sei, porém, que são freqüentes. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 259-261.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ARMADILHAS DOS SUPERMERCADOS

O cliente não pode andar rápido:
Usualmente, você só coloca itens no seu carrinho se fizer uma breve parada, ou reduzir a velocidade ao longo dos corredores. Por esta razão, a loja faz o possível para que você pare várias vezes e tenha tempo de olhar as ofertas à sua volta. O supermercado já é desenhado tendo em vista este objetivo (bastam 2 clientes para criar um congestionamento em qualquer curva, e fazer todo mundo parar ou andar beeeeem devagar), e ainda há dezenas de truques catalogados, como os corredores de ovos de páscoa, atrações com forte apelo para crianças (um forte estímulo para famílias pararem), atrações para adultos, escadas rolantes internas, distribuição de amostras, cafezinho, etc.

Os itens que você compra com mais freqüência estão longe:
geralmente no fundo ou na lateral da loja. Já os itens com maiores margens de lucro, que você compra por impulso ou em ocasiões especiais estão logo na entrada, e você tem que passar por vários deles até chegar à padaria, aos refrigerantes ou às frutas e verduras. E depois tem que passar por eles novamente na volta. Dupla chance para o impulso de compra acontecer!

Os itens mais procurados estão sempre no meio do corredor:
E a razão é simples: para chegar até eles, você terá que passar por um caminho maior, vendo todos os demais itens daquela seção. E a loja estará fazendo o possível para que o impulso de compra se manifeste neste caminho.

Os itens mais comprados por impulso estão próximos do caixa:
Todo consumidor passa longos minutos de tédio na fila para pagar, e a loja tenta garantir que ele tenha um bom suprimento de produtos pequenos e com alta margem de lucro ao seu redor: DVDs, revistas, chocolates selecionados (e sempre em embalagem individual), e até mesmo refrigerantes gelados, com forte apelo de consumo para quem passou uma hora arrastando um carrinho por uma área do tamanho de um estádio de futebol.

Os produtos mais caros estão na altura dos seus olhos:
Procure a prateleira das pastas de dente, ou a do sabão em pó, e compare. A marca ou tamanho com maior margem de retorno para o supermercado estarão na altura dos seus olhos. As opções econômicas tendem a estar no nível do chão, e estariam no subsolo se o lojista conseguisse dar um jeito.

A ilusão do produto “classe A”:
produtos com maior margem de lucro muitas vezes têm como seu diferencial apenas uma idéia ou conceito, no qual você é levado a acreditar apenas porque ele vem em uma embalagem diferente, ou porque é colocado em uma “área nobre”, ou – principalmente – devido aos comerciais dele na TV. Isso não significa que não existem produtos nobres, mas sempre pare para pensar se o diferencial é real ou apenas uma ilusão.

O tamanho do carrinho:
Lojas de departamentos e supermercados procuram oferecer carrinhos de compras espaçosos, para facilitar o surgimento da sensação de que ainda há muito espaço disponível, portanto você ainda pode pegar bem mais itens. Compare os carrinhos disponíveis em hipermercados que investem pesadamente em marketing, e o do mercadinho da sua rua: é bastante provável que o do hipermercado (onde há verba disponível) seja sempre novo, de 2 andares (o dobro da área que você percebe como vazia), mais largo que o usual. Quem tem verba de marketing e pesquisa a psicologia do consumidor sabe que vale a pena investir nesta sensação.

Agumas dicas nossas:
1- Sempre elabore uma lista do que precisa, nunca vá as compras sem lista pois acabará trazendo o que não precisa (experiência própria pois já aconteceu comigo diversas vezes), algumas vezes nós compramos até o que não precisamos ou o que já temos de sobra em nossa dispensa.

2- Nunca vá com fome. Diversos supermercados assam pães, bolos e outros alimentos e geralmente esses lugares ficam no fundo da loja, tudo estratégia! Quando entramos com fome e sentimos aquele cheiro gostoso, as vezes mesmo inconscientemente, nós vamos direto ver o que cheira tão bem. Vá bem alimentado(a), pois será menos provável comprar alimentos já preparados ou prontos para satisfazer naquele momento a fome ou a sensação de fome.

3- Não leve crianças se não puder controlá-las. Quantas vezes vemos cenas de crianças que ao verem determinados artigos pedem aos pais e os mesmos concedem, acabam comprando muitas guloseimas. Se as crianças não forem controladas (o que é difícil pela idade ou pela criação), não as leve para as compras.

4- Ore e peça ao SENHOR para dar sabedoria para ser comprado apenas o que é essencial, o faz bem ao organismo.

RESISTINDO A ATRAÇÃO POR AMOR

Uma pessoa que ama e que está casada pode sentir atração por outra pessoa que não seja seu cônjuge? Quando faço esta pergunta em encontro de casais, geralmente, as pessoas têm dificuldades para admitir. A verdade é que sentimos, naturalmente e de forma involuntária, atração por outras pessoas.
Há pessoas que nos chamam a atenção e há outras que nos despertam a atração por razões que muitas vezes desconhecemos. No entanto, estudos revelam que fatores universais, culturais e idiossincráticos, assimilados pelo nosso inconsciente, determinam o tipo de pessoa que nos despertam atração.
Quando sentimos atração por uma pessoa, somos motivados a nos aproximar com a intenção de agradar para conquistar. Assim, terminamos olhando de uma forma diferente, dando a essa pessoa um tratamento especial, a ponto dela e outras pessoas perceberem.
Por que você corre o risco de se derreter todinho, diante de uma pessoa por quem sente atração? A atração pode gerar uma reação bioquímica em seu organismo, a ponto do sangue subir dos pés para as bochechas, e o coração, no lugar de bater 70 vezes por minuto, pode chegar a bater 140. Assim, seu corpo pode se transformar num laboratório de química (que exagero! Risos).
O psicólogo Ailton Amélio da Silva afirma que: “A capacidade de sentir atração amorosa pode variar muito de uma pessoa para outra. Um estudo que realizamos com universitários de uma faculdade da cidade de São Paulo, mostrou claramente essa variação. Participaram deste estudo 27 mulheres (15 namorando e 12 não) e 24 homens (9 namorando e 15 não). A idade média desses estudantes era de 20,4 anos, variando entre 17 e 29 anos” – O Mapa do Amor, p. 36 e 37.

Algumas conclusões apresentadas pelo autor:

1)“A maior porcentagem de homens e mulheres que não sentiam atração amorosa por ninguém, além do próprio parceiro, era constituída por aqueles que estavam namorando (11% dos homens e 27% das mulheres dessa condição)” – p. 41. Portanto, “quem está namorando e amando o seu namorado vai ter mais dificuldade para sentir atração amorosa por outras pessoas” – p. 42.

2)“Os homens sentem atração amorosa por mais pessoas do que as mulheres. No entanto, uma porcentagem maior de mulheres do que de homens está amando a pessoa por quem sente atração. Esses resultados indicam que os homens têm maior capacidade do que as mulheres para amores superficiais. As mulheres, por sua vez, são mais capazes para amores profundos” – p. 47.

3)“É interessante notar que a grande maioria dos estudantes (87% deles) sentia atração amorosa por pelo menos uma pessoa. Mesmo no grupo de estudantes que sentia atração amorosa por menos pessoas (o grupo de mulheres que estava namorando), ainda assim, 73% delas estavam interessadas em pelo menos uma pessoa (sem contar o namorado). Esses dados indicam que é muito comum haver alguém nos nossos círculos de relações por quem sentimos atração amorosa” – p. 39.

4)“Embora quem esteja namorando sinta atração amorosa por menos pessoas, ainda assim, tem muita atração amorosa por outras pessoas. Os resultados dessa pesquisa que realizamos indicam que o fato de estarmos namorando não nos torna imunes aos encantos de outras pessoas. Não perdemos a sensibilidade por suas belezas, seus charmes, seus apelos sexuais, etc.” – p. 43.

Uma vez que sou uma pessoa comprometida; o que posso fazer para resistir a esta tendência natural de sentir atração por outras pessoas?

Não valorize – Uma vez que sentir-se atraído é natural, involuntário e comum, não pense que encontrou o amor da sua vida. Você sentirá atração por outras pessoas que correspondem ao seu tipo e, com quem nunca se relacionará. Sendo assim, não alimente a ilusão de que encontrou uma pessoa melhor para se relacionar e ser feliz.

Evite comentar com alguém – Se você sentir atração por alguma pessoa que, casualmente, passou por você, controle seus pensamentos, desejos e olhares. Não comente com ninguém, pois se trata de algo passageiro.

Ore – Se você sentir atração por alguém que se encontra nos seus círculos de relacionamentos, como no ambiente de trabalho, e perceber que ocorre correspondência ou que você não está se controlando, é hora de orar. Peça para que Deus quebre o encanto que você está sentindo pela outra pessoa, para que você permaneça fiel ao seu cônjuge.

Converse com seu cônjuge – Se, apesar de suas orações e esforço pessoal a atração continuar crescendo, antes que se complique mais, é hora de conversar com seu cônjuge e pedir ajuda. Se ele ainda não tiver maturidade para ouvir uma verdade como essa, é necessário espiritualidade e sabedoria para comunicar-se e contar com a ajuda dele para resolver o problema. Não minta e nem recorra à omissão por ter medo da reação dele. Não tenha medo de falar a verdade, tenha medo de cometer a traição.

Ainda que haja descontrole emocional, críticas, acusações e ameaças, não fuja do problema e nem o enfrente sozinho. Concentre-se na solução, de mãos dadas com seu cônjuge, e vençam juntos. Se ainda assim, depois de todas essas considerações, você chegar à conclusão de que falar a verdade poderia transformar seu casamento num inferno de ciúmes e acusações, e causar até mesmo a separação de vocês dois, é hora de procurar uma pessoa idônea e neutra, de sua inteira confiança, para pedir orientação e apoio.

Fonte: Vida a Dois

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UMA SÓ CARNE

Em julho de 1995, a Revista Adventista publicou um artigo do médico Fadel Basile, intitulado "Uma só carne". Na matéria, o Dr. Basile afirma: "A Medicina Legal é um ramo da ciência que aparentemente nada tem a ver com o casamento, porém é dela que nos vem uma das maiores contribuições para o esclarecimento do assunto. A biotecnologia veio preencher uma lacuna importante da criminologia, no que se refere à comprovação de paternidade e identificação de suspeitos de estupro, usando a engenharia genética para desenvolver um exame que tem a capacidade em quase 100% dos casos de identificar a presença no sangue da mulher de anticorpos antiespermatozóides, altamente específicos, comparando com o esperma dos suspeitos.
"Vários trabalhos científicos comprovam a existência desses anticorpos no sangue das mulheres vítimas de estupro, assim como nos esclarecimentos das conjunções carnais voluntárias ou não. O fato é que, toda vez que uma mulher mantém relações sexuais com o sexo oposto, seu sistema imunológico produz anticorpos específicos contra espermatozóides de seu parceiro. Caso a mulher tenha contatos sexuais com vários homens, ela terá em seu corpo anticorpos contra todos os espermas introduzidos em seu corpo. Isso significa a imposição de uma marca imunológica na mulher. Esse é apenas um fenômeno biológico natural, sem conotação antifeminista.
"A medicina só obteve sucesso na área de transplantes de órgãos, quando conseguiu entender e controlar a rejeição dos enxertos. Um órgão transplantado (enxerto) só é aceito pelo hospedeiro quando possui compatibilidade imunológica: caso contrário, será rejeitado e destruído através da produção de anticorpos contra as células do enxerto. Daí vem a prática pelas equipes cirúrgicas do uso de medicamentos que inibem essa reação. O transplante entre irmãos gêmeos tem probabilidade mínima de rejeição, graças às semelhanças genéticas. Os anticorpos do hospedeiro reagem ligando-se aos receptores localizados na superfície das células do enxerto, que pode ser um retalho de pele, um rim ou córnea (que são enxertos mais freqüentes). Esses receptores são proteínas cuja produção é ditada geneticamente no cromossoma 6 do núcleo das células que possui um setor do DNA especificamente para reconhecer estruturas próprias do organismo (estrutura self) ou estranha (no self).
"Outro sistema de reconhecimento encontra-se no cromossoma Y, só encontrado no sexo masculino, pois as mulheres não possuem cromossoma Y. Durante uma relação sexual, o homem ao introduzir seu esperma na mulher, está na verdade introduzindo um enxerto composto de milhões de espermatozoides e outros milhões de outras células próprias do sêmen. Esse conceito do esperma como enxerto é fundamental para entendermos que a mulher desencadeará uma reação imunológica em tudo semelhante aos demais enxertos. Tal reação desenvolve-se em três etapas: 1) Uma fase aguda onde o esperma é totalmente rejeitado e destruído pelos anticorpos femininos. 2) Uma fase crônica, em que as células de rejeição da mulher guardam uma memória imunológica para futuras rejeições, caso a mulher entre novamente em contato com o mesmo esperma. Essa fase é semelhante à reação das vacinas, que confere proteção à criança toda vez que ela entra em contato com o vírus, impedindo-a de desenvolver a doença. É uma fase silenciosa. 3) Esta fase é de "tolerância imunológica", na qual a introdução de pequenas quantidades de elementos estranhos de modo sistemático e contínuo induz à não reação e à aceitação por parte do organismo da mulher das pequenas doses de ejaculação durante toda a sua vida.
"Pelo fato de o organismo do homem só reconhecer como suas as células presentes desde o início de sua vida embrionária, os espermatozóides, que só aparecem na adolescência, não são reconhecidos como próprios e induzem no homem uma reação imunológica semelhante à da mulher, como descrito acima. Isso significa que marido e mulher possuem circulando em seu sangue anticorpos semelhantes contra o mesmo alvo: os espermatozoides. A mulher, pelo seu lado, após sucessivas relações com o marido, já não rejeita seu esperma devido à tolerância imunológica.
"Podemos dizer que, imunologicamente, ambos se tornaram uma só carne. Isso conduz a união conjugal a uma profunda relação visceral que extrapola as esferas afetivas e sociológicas, apontadas comumente como a única explicação. ...
"O casamento é mais profundo, mais poético e mais complexo do que poderíamos imaginar durante toda a nossa vida. Que Deus seja louvado em nossos lares! Amém."

domingo, 16 de janeiro de 2011

FAMÌLIAS DE ESPERANÇA: O PORTIFÓLIO DE DEUS

Os cristãos e os adventistas em particular são portadores de uma mensagem maravilhosa. Assim como no passado, Deus escolheu um povo especial para levar Sua Palavra ao mundo. Deus os escolheu para anunciar a volta de Jesus e mostrar a todas as pessoas que existe esperança. Mas a felicidade que Jesus promete não precisa começar somente quando Ele voltar. É claro que ela será plena a partir daquela ocasião, mas Jesus pode nos fazer felizes aqui também.
As pessoas que recebem nossa mensagem, como aconteceu no dia do projeto Impacto Esperança, querem ver o poder transformador de Jesus na vida de Seus filhos. E de que forma e em que lugar esse poder pode melhor ser visto? No lar. É no lar que mostramos quem somos de verdade e se Jesus está realmente em nosso coração.
Para alguns, é muito mais fácil vestir um terno, pregar um belo sermão do que tratar amavelmente a esposa e os filhos. Mas note o que escreveu Paulo em 1 Timóteo 3:5: “Se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?”
Palavras que não são acompanhadas de exemplo não têm poder nenhum. Tornam-se mentira. “Cumpre ao pai fortalecer na família as austeras virtudes – energia, integridade, honestidade, paciência, ânimo, diligência e utilidade prática. E o que exige de seus filhos deve ele mesmo praticar, ilustrando essas virtudes na própria conduta varonil” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 391). Como posso falar do poder de Cristo se não o experimento em minha vida? As famílias são o portfólio de Deus.
É muito importante conhecer as doutrinas bíblicas – o sábado, o estado do ser humano na morte, o santuário celestial. Tudo isso é essencial para conhecer o caráter de Deus e a vontade dEle para nossa vida. Mas de que adianta conhecer teologia e ter um verdadeiro “inferno” no lar? “O lar deve ser um lugar onde o contentamento, a cortesia e o amor façam habitação; onde moram essas graças, aí residem a paz e felicidade. Podem invadi-lo as aflições, mas isso é a situação da humanidade. Que a paciência, a gratidão e o amor mantenham no coração a luz solar, seja embora o dia sempre nublado. Em tais lares os anjos de Deus habitam” (Ibidem, p. 393).
O mundo está carente de vivenciar o verdadeiro amor. Temos disso para oferecer? É muito triste saber que entre os cristãos há casais que meramente se suportam; que “vão levando”; que apenas mantêm as aparências, enquanto alimentam ressentimentos. O carinho e a cortesia são lembranças de um tempo que não mais existe – como se tivessem se tornado pessoas estranhas, que não mais se conhecem.
Como isso foi acontecer? A frieza e a indiferença não aparecem de um dia para o outro. A pessoa não vai dormir amando e, no outro dia, quando acorda, descobre que não ama mais. Não é assim que funciona. Da mesma maneira como o amor deve ser diariamente cultivado, o contrário também acontece. A “chama”, se não alimentada, vai se apagando aos poucos.
Precisamos hoje aproveitar a oportunidade que Deus nos está dando e mudar o que precisa ser mudado. Precisamos ouvir a voz de Deus e deixar que Ele nos mostre se temos falhado em algum ponto. Lembre-se: para Deus, nada é impossível! Mas você tem que querer. Analise o seguinte:
1. Os namorados não medem esforços para estar juntos. No casamento, por quantas coisas os cônjuges se privam da companhia um do outro? O que é mais importante: trabalho, futebol, amigos, internet, evangelismo? (Claro que não devemos perder a individualidade, mas escolher tornar-se “uma só carne” também interfere nisso, mas com prazer!) Quanto mais você ficar longe do(a) cônjuge, mais se distanciará e menos vontade terá de estar com ele/ela. Cada um passa a ter seu universo particular e aos poucos o relacionamento se torna jugo desigual. Por isso, faça sua parte. Mesmo que venham a tentação e a pressão, não troque a companhia de seu/sua cônjuge por outras atividades.
2. No namoro, fala-se com delicadeza e usam-se palavras de apreço e admiração. E no casamento? Muitas vezes o que prevalece é a rispidez e a crítica. O que fazer? Ter sempre palavras corteses e admirar o(a) cônjuge. Precisamos nos sentir valorizados e respeitados. Isso mexe com nossa autoestima e com a dignidade própria.
3. No namoro, quando se está apaixonado, acha-se lindo aquele “narizinho”, os cabelos, a voz... Só temos olhos para a pessoa amada e não há espaço para uma amizade especial com alguém do sexo oposto. Quando a relação conjugal não vai bem, abre-se a oportunidade para a admiração indevida de outras pessoas. Comparações impróprias começam a ser feitas e o caminho da ruína surge diante da pessoa. Esse é um grande perigo! A carência emocional e os laços de amizade com alguém do sexo oposto podem ser usados pelo inimigo de Deus para confundir os sentimentos e abrir a porta ao adultério. Portanto, nunca permita que alguém seja mais amigo(a) do(a) seu/sua cônjuge do que você. Seu coração deve estar ligado ao dele/dela. E se você perceber que está tendo muita afinidade com alguém, que o assunto não acaba mais... corte logo isso! Não deixe ninguém se intrometer em seu casamento e roubar sua afeição.
Ellen White aconselha: “Estudem, o marido e a esposa, a felicidade mútua, nunca faltando as pequeninas cortesias e pequenos atos de bondade que alegram e iluminam a vida. Entre o marido e a esposa deve existir perfeita confiança” (Ibidem). Precisamos proteger nosso lar e pedir que Deus nos ajude a ter sabedoria e prudência.
Outro antídoto para a desesperança e a desarmonia no lar é o culto familiar. “Pais e mães, por mais prementes que sejam vossos afazeres, não deixeis de reunir vossa família em torno do altar de Deus. Pedi a guarda dos santos anjos em vosso lar. Lembrai-vos de que vossos queridos estão sujeitos a tentações. Aborrecimentos diários juncam a estrada tanto dos jovens como dos mais idosos. Os que querem viver vida paciente, amorável e satisfeita, devem orar. Somente obtendo constante auxílio de Deus podemos alcançar a vitória sobre o eu” (Ibidem).
A presença de Jesus pode mudar qualquer situação. Ele restaura os corações e nos dá o verdadeiro amor. Deus planejou a família porque é o melhor plano para nos fazer felizes. Se você for feliz no lar, será feliz no trabalho, na igreja, na sociedade. Estará apto a ter o amor de Deus e levar esperança ao mundo.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

COMO ENCONTRAR UM (A) ESPOSO (A) IDEAL?

É comum hoje vermos casamentos desfeitos. O número de separações aumenta a cada dia. Mas qual será o motivo que leva a tudo isso? Porque as pessoas não são felizes no amor? Porque há tantas separações. Um dos motivos é que hoje em dia é muito comum as pessoas iniciarem um namoro ou até mesmo chegar ao casamento apenas por atração física. Não digo que é errado sentirmos atração pelo sexo oposto ( desde que não sejamos casados e que isso não deixe a DEUS triste, nem nos faça pecar contra ELE, ver Mateus 5:28), mas isto não deve ser o que determinará se namoraremos, noivaremos ou nos uniremos matrimonialmente a alguém.
É o que está acontecendo a algum tempo. Pessoas estão se casando por interesses sexuais, e depois que passa a "novidade" do casamento, descobrem que a pessoa a que ela se uniu não a completa, não tem as qualidades que ela sempre desejou.
Se tudo isso fosse ponderado no começo, muitas tristezas seriam evitadas, muitas lágrimas não rolariam pela face, ódio, ira e outros sentimentos também seriam evitados.
Outro motivo, e esse é primordial, é a questão da fé. Quantas pessoas chegam ao casamento com aquele (a) que não partilha de sua fé. E qual o resultado? Discórdia, tristeza, decepção. Se tão somente aquele (a) que busca alguém que o (a) faça feliz buscasse primeiro o conselho do SENHOR, muitas coisas ruins serim evitadas.
Não sei se você sabe mas para os que entram para o casamento sem JESUS ou contrariando a SUA vontade no que diz respeito a escolha daquele (a) a quem se unirá,
90% não serão felizes, 05% terão uma vida matrimonial suportável e apenas 05% serão felizes. Você poderá conhecer pessoas que se casaram com outra de religião diferente ou mesmo se casou com um ateu e vive bem e feliz, mas te pergunto querido amigo (a), quantas pessoas você poderia apontar? Usaria você as duas mãos ou uma só mão seria necessária? Com certeza há as suas exceções, mas porque arriscar? Porque não seguir o plano do SENHOR e ter um casamento feliz? Busque a JESUS, entregue a sua vida a ELE e com certeza ELE providenciará alguém especial que lhe fará feliz. Felicidade completa, só com JESUS.
Porém sei também e você pode me dizer de pessoas da mesma fé, que "buscam" a JESUS e vivem uma verdadeira guerra. Isto é verdade, existe. Mas sabe qual é o motivo? Aparentemente buscam mas não oram juntas, não oram umas pelas outras, não estudam, não procuram saber como fazer o outro feliz, ou seja, não praticam os ensinos de JESUS. Aparentemente são cristãs, mas verdadeiramente não são!
Quando JESUS faz parte da vida de uma pessoa, é possível ele (a) fazer o que ELE quer e gosta e é possível a pessoa também fazer o que ela gosta. Mas quando JESUS é a vida da pessoa, é impossível ela fazer o que gosta, só fará o que JESUS gosta. Este é o segredo. Se conhece alguém que ainda não faz o que JESUS gosta, ore por ele (a), para que o ESPÍRITO SANTO o (a) toque e tente apresentar a JESUS, pois com certeza JESUS transforma vidas, e disso eu não tenho dúvida alguma.
Mas vamos aos textos e aos conselhos para encontrar um esposo (a) ideal. Algumas regras devem ser seguidas:

01 Regra Primordial
Esta regra é única e exclusiva para os que ainda não casaram, se você já é casado (a) não vale, aguarde nova postagem que falarei a você também.

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Deuteronômio 7:1-4
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14


Poderíamos colocar mais textos bíblicos mas acredito que estes dois são suficientes. Entenda que se o SENHOR disse que você e eu não deveríamos nos envolver com um descrente, não desobedeça. Tu podes até me dizer que o SENHOR confirmou através de "N" formas, mas te digo com toda a certeza do mundo querido (a) amigo (a): NÃO FOI O SENHOR, O ETERNO. NÃO FOI. Satanás também sabe dos nossos sentimentos, e ele quer nos fazer desviar do plano do SENHOR. Você poderá me dizer que ouviu a voz DELE distintamente, mas te provo e digo que não foi o SENHOR que falou contigo.

Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6

DEUS não muda, ELE não diria ontem "não" e hoje "sim", este não é o SENHOR, pois se fosse, que segurança você e eu poderíamos ter em um DEUS que hoje diz "sim" e amanhão diz "não". ELE não é onisciente? ELE conhece o fim desde o começo. ELE NÃO MUDA! E amém por isso. Se ainda tiver dúvidas ou não concordar, entre em contato conosco ou deixe seu comentário, pode se identificar como anônimo (a).

02 Como Ele (a) Trata os Pais?
ELE (a) tem pais? Tem mãe? Como é o tratamento, no caso do homem para com a mãe? Se ele não tem mãe, tem ele tia ou irmã? Do mesmo jeito que ele trata as mulheres da casa dele, ele te tratará também. Grita ele (a) com a mãe? Gritará com você também. No caso dela, como ela trata os pais e a mãe? É obediente, gentil, cortês? É ela dedicada aos serviços do lar? Gosta de manter ordem, asseio, organização?
Entenda que o namoro é a primeira fase, que levará ao casamento.

03 Qual a Opinião dos Seus Amigos?
Na vida temos conhecidos, colegas e amigos. Temos muitos conhecidos, poucos colegas e quase nenhum amigo. Pergunte para os teus amigos: Serei feliz se namorar, noivar ou casar com ele (a)? Ele (a) me trata bem? Me respeita? Me ama verdadeiramente? Elabore outras perguntas, faça um Check list e peça para seus amigos responderem.

04 Qual a Opinião de Seus Pais?
Você já perguntou para seus pais se eles concordam que você namore com a pessoa "X"? O que eles pensam de tal pessoa? Peça a opinião deles. Já perguntou se eles aprovam seu namoro ou noivado? Muitas vezes pensamos que nossos pais só nos proibem, parece que não querem nossa felicidade, mas creio que é o contrário. Eles nos amam tanto e pela experiência de vida não querem nos ver sofrer. Convide seus pais para uma franca conversa e peça-lhes para darem a opinião, se ainda não deram, sobre seu futuro relacionamento ou sobre o atual relacionamento. Eles te amam e te querem bem. Se não tiver pais, pergunte aos teus familiares ou àqueles que você confia e que sente que te amam.

05 E o SENHOR?
Você já orou ao SENHOR para que ELE fale contigo? ELE é o teu melhor amigo, conhece os teus pensamentos e quer a tua felicidade. Fale com ELE, pois ELE te responderá, talvez não do jeito que você queira, mas ELE te responderá. Muitas vezez não entendemos o jeito de DEUS trabalhar, dizemos para ELE sim eu quero, e ELE diz para nós: Não, EU não quero. Ficamos decepcionados, mas ELE conhece o futuro e sabe de todas as coisas. Para ser e ter felicidade completa, siga os conselhos do ETERNO.

06 E o Convívio Dele (a)?
Como é o convívio dele (a) com as outras pessoas? É cortes, gentil, amável? Tem bom testemunho dos de dentro e dos de fora da igreja? Trata bem as pessoas, respeitando a opinião de cada um? É considerado como amigo do bem? Considere isso. JESUS tem o poder para mudar tudo e todos, basta abrirmos o coração e darmos oportunidade a ELE. Porém, há pessoas de coração duro e índole má que não querem mudança. Este é o pecado contra o ESPÍRITO SANTO.

07 E Quanto ao Trabalho?
No caso do homem minhã irmã, pergunte: É ele dado ao trabalho? Gosta ele e se dedica em trabalhar? O amor queridos (as) amigos (as) é algo maravilhoso, algo explêndido, transforma vidas e faz milagres, o amor é tudo, é a base do caráter de DEUS. Mas só o amor não "enche barriga". O homem tem que trabalhar, a partir de certa idade, se não gosta nem é chegado em trabalho, tu podes contar que você terá que trabalhar e muito. No caso da mulher, pergunte, meu irmão: É ela dedicada nos serviços do lar? Se não for você também trabalhará a mais, em casa ou fora de casa para manter financeiramente alguém que faça a parte doméstica.

08 É Ele (a) Espiritual?
Como é a pessoa que você está pretendendo, ou já está namorando ou noivo (a). É ele (a) espiritual? O que é ser uma pessoas espiritual? Espiritual é a pessoa que ora e entrega a vida a JESUS na sua primeira hora, estuda a Bíblia, faz ano bíblico, estuda e lê a lição da Escola Sabatina e estuda e lê os livros do Espírito de Profecia. Trabalha para DEUS na igreja, exerce um cargo ou atividade, é alguém ativo (a) para DEUS, busca sempre ganhar pessoas para o Reino de CRISTO. Sempre dá bom testemunho, vive realmente os conselhos do PAI CELESTIAL, isto é ser uma pessoa espiritual.

09 Não Case com Alguém Você NÃO Ama
Terminar um namoro ou um noivado pode e é extremamente doloroso. Mas é melhor do que assumir algo, entrar para o casamento com alguém que não se ama. Seja verdadeiro (a) com DEUS, com o outro (a) pessoa e com você mesmo (a).

10 Mentiras
NUNCA se envolva com alguém que mente para você. Isso ele (a) poderá levar após o casamento, confiaria você até quando?

Veja outros conselhos da Inspiração e medite neles:

Antes de assumir as responsabilidades que o casamento envolve, devem os jovens ter na vida prática uma experiência que os prepare para os deveres e encargos do mesmo. A Ciência do Bom Viver, pág. 358.
Visto como os homens bem como as mulheres têm parte na constituição do lar, tanto os rapazes como as moças devem obter conhecimento dos deveres domésticos. Fazer a cama e arranjar o quarto, lavar a louça, preparar a comida, lavar e consertar sua própria roupa, são conhecimentos que não tornarão um rapaz menos varonil; torná-lo-ão mais feliz e mais útil. Educação, págs. 216 e 217.
Existem muitas moças que se casam, constituem família e que possuem pouco conhecimento prático dos deveres que cabem a uma esposa e mãe. Elas sabem ler e tocar algum instrumento musical, mas não sabem preparar um bom pão, que é essencial para a saúde da família. Elas
Pág. 20
não sabem cortar e fazer suas roupas porque nunca aprenderam como fazê-las. Consideram essas coisas sem importância e em sua vida matrimonial são tão dependentes de outra pessoa para fazer-lhes estas coisas, assim como são seus próprios filhinhos. Testimonies, vol. 3, pág. 156.
O que um Rapaz Deve Procurar Numa Esposa
Procure o jovem, para lhe ficar ao lado, aquela que esteja habilitada a assumir a devida parte dos encargos da vida, cuja influência o enobreça e refine, fazendo-o feliz com seu amor. A Ciência do Bom Viver, pág. 359.
"A mulher prudente vem do Senhor." Prov. 19:14. "O coração do seu marido confia nela." "Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida." Prov. 31:11 e 12. "Abre sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas." Prov. 31:26-29."Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor." Prov. 18:22.

Perguntas que uma Moça Deve Fazer Antes de Casar-se
Antes de dar a mão em casamento, deveria toda mulher indagar se aquele com quem está para unir seu destino, é digno. Qual é seu passado? É pura a sua vida? É o amor que ele exprime de caráter nobre, elevado, ou é simples inclinação emotiva? Tem os traços de caráter que a tornarão feliz? Poderá ela encontrar verdadeira paz e alegria na afeição dele? Ser-lhe-á permitido, a ela, conservar sua individualidade, ou terá de submeter seu juízo e consciência ao domínio do marido? Como discípula de Cristo, ela não pertence a si mesma, foi comprada por preço. Pode honrar as reivindicações do Salvador como supremas? Serão conservados puros e santos o corpo e a alma, os pensamentos e propósitos? Essas perguntas têm influência vital sobre o bem-estar de toda mulher que se casa. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 119.
Faça surgir as perguntas: Ajudar-me-á esta união na escalada para o Céu? Aumentará meu amor a Deus? E aumentará minha esfera de utilidade nesta vida? Se essas reflexões não apresentarem nada em contrário, então prossiga, no temor de Deus.
O verdadeiro amor é uma planta que precisa ser cultivada. Que a mulher que deseja uma união pacífica e feliz, que quer escapar a futuras misérias e tristezas, indague, antes de entregar suas afeições: Tem meu pretendente mãe? Qual é a qualidade do caráter dela? Reconhece ele suas obrigações para com ela? Tem consideração para com os seus desejos e sua felicidade? Se ele não respeita nem honra a mãe, porventura manifestará respeito e amor, bondade e atenção para com a esposa? Passada a novidade do casamento, continuará a amar-me? Será paciente com os meus erros, ou crítico, despótico e ditatorial? A afeição verdadeira passará por alto muitos erros; o amor não os distinguirá. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 105.
Receba a jovem como companheiro vitalício tão-somente ao que possua traços de caráter puros e varonis, que seja diligente, honesto e tenha aspirações, que ame e tema a Deus. A Ciência do Bom Viver, pág. 359.
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia NELE, e o mais ELE fará. Salmos 37:4-5

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONSELHOS AOS CASAIS

01 Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo
02 Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado
03 Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar
04 Nunca se encontrem sem um termo bem vindo
05 Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros
06 Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo
07 Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro
08 Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia
09 Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se!
10 Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes
11 Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro. Pode parecer engraçado, às vezes, mas fere
12 Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é
13 Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor
14 Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia
15 Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada
16 Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam rivais no altruísmo
17 Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro
18 Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser
19 Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno
20 Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto

E nunca se esqueça:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; I Coríntios 13:4-8

domingo, 9 de janeiro de 2011

O MAIS APRAZÍVEL SÍMBOLO DO CÉU

O lar deve ser tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com outros. Testimonies, vol. 3, pág. 539. A sociedade compõe-se de famílias, e é o que a façam os chefes de família. Do coração "procedem as saídas da vida" (Prov. 4:23), e o coração da sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas. A Ciência do Bom Viver, pág. 349. O mais agradável símbolo do Céu é um lar presidido pelo Espírito do Senhor. Se a vontade de Deus é cumprida, o marido e a esposa se respeitarão mutuamente e cultivarão amor e confiança. Signs of the Times, 20 de junho de 1911.

Importância da Atmosfera do Lar
A atmosfera que circunda a alma dos pais enche a casa, e é sentida em todos os recantos do lar. Manuscrito 49, 1898.
Os pais criam em alto grau a atmosfera do círculo doméstico, e quando há desinteligência entre os pais, os filhos participam do mesmo espírito. Tornai fragrante a atmosfera do lar mediante terna solicitude. Se vos alienastes e deixastes de ser cristãos bíblicos, convertei-vos; pois o caráter que apresentardes no tempo de graça será o caráter que tereis por ocasião da vinda de Cristo. Se desejais ser santos no Céu, deveis sê-lo primeiro na Terra. Os traços de caráter que nutrirdes na vida não se mudarão pela morte ou pela ressurreição. Saireis do sepulcro com a mesma disposição que manifestáveis no lar e na sociedade. Jesus não muda o caráter em Sua vinda. A obra de transformação precisa ser feita agora. Nossa vida diária está determinando nosso destino.Carta 18b, 1891.

Criando uma Atmosfera Pura
Todo lar cristão deve ter regulamentos; e os pais, em palavras e comportamento de um para com o outro, devem dar aos filhos um exemplo precioso e vivo do que desejam que eles sejam. A pureza da linguagem e a verdadeira cortesia cristã devem ser constantemente praticadas. Ensinai as crianças e os jovens a se respeitarem a si mesmos, a serem leais para com Deus, leais aos princípios; ensinai-os a respeitar e obedecer à lei de Deus. Esses princípios lhes regerão a vida e serão guiados em suas relações com os demais. Eles criarão uma atmosfera pura, cuja influência encorajará as almas débeis no caminho ascendente que conduz à santidade e ao Céu. Seja cada lição de molde a elevar e enobrecer o caráter, e os registros feitos nos livros do Céu serão de tal natureza que vos não envergonhareis de contemplá-los no juízo.
As crianças que recebem esta espécie de instrução... estarão aptas a ocupar lugares de responsabilidade e, por preceito e exemplo, estarão constantemente ajudando outros a procederem retamente. Aqueles cujas sensibilidades morais não foram entorpecidas, apreciarão os retos princípios; darão justo valor aos seus dotes naturais, e farão o melhor uso de suas faculdades físicas, mentais e morais. Tais almas são vigorosamente fortalecidas contra a tentação; estarão protegidas por um muro que não será facilmente derribado. Special Testimonies, Série B, nº 16, págs. 4 e 5.
Deus deseja que nossas famílias sejam símbolos da família do Céu. Conservem pais e filhos em mente este fato cada dia, mantendo entre si relações de membros da família de Deus. Então sua vida será de tal natureza que dará ao mundo uma lição objetiva do que podem ser famílias que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos. Cristo será glorificado; Sua paz, graça e amor impregnarão o círculo da família como um precioso perfume. Review and Herald, 17 de novembro de 1896.
Muito depende do pai e mãe. Devem eles ser firmes e bondosos em sua disciplina, e devem trabalhar o mais diligentemente a fim de terem uma família bem ordenada, correta, e possam os anjos celestiais serem aí atraídos a fim de comunicar paz e uma influência odorífera. Manuscrito 14, 1905.

Tornar o Lar Alegre e Feliz
Nunca vos esqueçais de que deveis tornar o lar alegre e feliz para vós mesmos e para vossos filhos, absorvendo os atributos do Salvador. Se introduzis a Cristo no lar, discernireis o bem do mal. Estareis aptos a ajudar vossos filhos a serem árvores de justiça, dando os frutos do Espírito. Carta 29, 1902.
Podem sobrevir aflições, mas isso é a sorte da humanidade. Que a paciência, a gratidão e o amor mantenham no coração a luz solar, seja embora o dia sempre nublado. A Ciência do Bom Viver, pág. 393.
O lar pode ser simples, mas pode sempre ser um lugar em que se profiram palavras alegres e se pratiquem atos de bondade, onde a cortesia e o amor são hóspedes constantes. Review and Herald, 9 de julho de 1901.
Administrai as regras do lar com sabedoria e amor, e não com vara de ferro. As crianças corresponderão com uma obediência voluntária, à regra do amor. Elogiai vossos filhos sempre que possível. Tornai sua vida tão feliz quanto possível. ... Conservai macio o terreno do coração, por meio da manifestação de amor e afeto, preparando-o assim para a semente da verdade. Lembrai-vos de que o Senhor dá à terra não somente nuvens e chuva, mas a linda e risonha luz solar, fazendo com que a semente germine e apareçam as flores. Lembrai-vos de que as crianças necessitam não somente de repreensão e correção, mas também de animação e elogio, a grata satisfação das boas palavras. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 114.
Não deveis ter contendas em vossa família. "Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." Tia. 3:17 e 18. É a brandura e a paz que precisamos ter em nossos lares. Manuscrito 9, 1893.

Ternos Laços, que Prendem
O vínculo da família é o mais íntimo, o mais terno e sagrado de todos na Terra. Foi designado a ser uma bênção à humanidade. E assim o é sempre que se entre para o casamento inteligentemente, no temor de Deus, e tomando em devida consideração as suas responsabilidades. A Ciência do Bom Viver, págs. 356 e 357.
Todo lar deve ser um lugar de amor, um lugar onde os anjos de Deus habitem, operando com influência sensibilizadora e suavizadora no coração dos pais e dos filhos. Carta 25, 1904.
Nossos lares precisam tornar-se uma Betel, nosso coração um santuário. Onde o amor de Deus é nutrido na alma, haverá paz, haverá luz e alegria. Abri a Palavra de Deus com amor diante de vossa família, e perguntai: "Que disse Deus?" Carta 24a, 1896.

A Presença de Cristo Faz um Lar Cristão
O lar embelezado pelo amor, a simpatia e a ternura, é um lugar que os anjos gostam de visitar, e onde Deus é glorificado. A influência de um lar cristão cuidadosamente protegido nos anos da infância e juventude, é a mais segura salvaguarda contra as corrupções do mundo. Na atmosfera de um lar assim, as crianças aprenderão a amar tanto a seus pais terrestres como a seu Pai celestial. Manuscrito 126, 1903.
Desde a infância necessitam os jovens que uma firme barreira se levante entre eles e o mundo, para que a influência corruptora deste não os possa afetar. Conselhos aos Pais. Professores e Estudantes, pág. 119.
Toda família cristã deve mostrar ao mundo o poder e a excelência da influência cristã. ... Os pais devem avaliar sua responsabilidade de guardar seu lar livre de toda mancha de mal moral. Review and Herald, 9 de outubro de 1900.
A santidade perante Deus deve impregnar o lar. ... Pais e filhos se devem educar para cooperar com Deus. Devem pôr seus hábitos e práticas em harmonia com os planos divinos. Carta 9, 1904.
As relações de família devem ser santificadoras em sua influência. Os lares cristãos, estabelecidos e dirigidos de conformidade com o plano de Deus, são um maravilhoso auxílio na formação do caráter cristão. ... Pais e filhos se devem unir em oferecer amorável serviço Àquele que, unicamente, pode guardar puro e nobre o amor humano. Manuscrito 16, 1896.
A primeira obra a ser feita no lar cristão é ver que o Espírito de Deus aí habite, que todo membro da família seja capaz de tomar sua cruz e seguir aonde Jesus o conduzir. Manuscrito 17, 1891.