segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SEPARAÇÃO À VISTA

Se seu casamento já está com problemas, e você teme a possibilidade de separação, gostaria de sugerir a você alguns recursos. Alguns deles aparentemente nada têm que ver com a salvação do seu casamento. Conheço muitas pessoas que conseguiram reorganizar a vida familiar apenas por praticar estas poucas sugestões, primeiro em sua própria vida:

1. Programe um horário para se levantar mais cedo todos os dias para orar, ler a Bíblia, estudar a Lição da Escola Sabatina, e depois ler os escritos inspirados Espírito de Profecia (você encontra vários livros dessa categoria na seção de downloads de http://www.ministeriodafamiliausb.org.br/. Isso precisa acontecer antes de você sair de casa ou antes de fazer qualquer coisa. Peça a Deus a ajuda para colocar esse princípio em prática (Jo 15:5). Se você não tiver tempo para fazer tudo isso antes de sair de casa ou antes de começar o trabalho, estabeleça um mínimo razoável para fazer logo no início do dia (como, por exemplo, apenas orar e ler a Bíblia), e então programe o resto das atividades de comunhão com Deus para outro momento do dia. Durante esses momentos, o próprio Senhor vai falar para você o que deve fazer (Sl 25). Ele vai dar conselhos melhores do que qualquer terapeuta ou pastor desse mundo conseguiria! Peça a Deus força e motivação para obedecer a tudo o que Ele ordenar.

2. Entre os escritos inspirados do Espírito de Profecia, comece lendo o O Lar Adventista, e depois vá para o Orientação da Criança, para então ler os dois volumes de Mente, Caráter e Personalidade. Você pode comprar esses livros diretamente em www.cpb.com.br ou baixar os textos clicando http://www.ellenwhitebooks.com/ . Procure obedecer estritamente o que o Senhor revelar a você por meio desses escritos, mesmo que sejam ordens que aparentemente não tenham nada a ver com o casamento.

3. Procure confessar todos os seus pecados ao Senhor e também ao seu cônjuge (aqueles que foram uma ofensa a ele). Procure estar com sua vida limpa, tanto aos olhos de Deus como dos outros seres humanos. Não faça nada que seja errado, mesmo em secreto. Vigie seus pensamentos, pois eles é que darão origem às ações. Peça a Deus que seus pensamentos sejam agradáveis a Ele (Sl 104:34). E se fizer ou pensar alguma coisa errada (porque você é falível), confesse imediatamente ao Senhor e às pessoas envolvidas, se esse for o caso. Jamais permita que o erro de outra pessoa sirva de desculpa para você também errar. Lembre-se de que cada um dará conta de si mesmo diante de Deus. Fazendo assim, você abre o caminho para a bênção. "Quando os caminhos do homem são agradáveis ao Senhor, este faz com que mesmo os seus inimigos vivam em paz com ele" (Pv 16:7).

4. Faça um plano sério de colocar a Deus em primeiro lugar em sua vida. Nunca troque seus momentos com Deus (comunhão pessoal, culto familiar, frequência à igreja, trabalho missionário) por nenhuma vantagem deste mundo, nem por coisas que, por exemplo, poderiam aparentemente salvar seu casamento (jantar fora, passeio, etc.). A promessa certa de Deus é que, então, "todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33). E este "todas as outras coisas" inclui sua vida sentimental.

5. Visite regularmente a livraria evangélica mais próxima, compre livros cristãos sobre relacionamento familiar e faça um plano sério de leitura regular desses livros com oração. É a informação correta - mais o poder de Deus - que vai regular a ação. Portanto, adote critérios espirituais para a escolha, sempre preferindo uma fonte de informação que tenha base na Bíblia.

6. Procure regular sua vida física porque muitos problemas relacionais têm origem em maus hábitos físicos. Você tem um horário regular para deitar, levantar, comer, fazer exercício e trabalhar? Falta de regras pessoais torna a vida desregrada, o que, além de prejudicar o corpo, atrapalha também outras áreas da vida, especialmente a familiar. Adote um estilo de vida natural, se possível uma alimentação vegetariana, com abundância de frutas, verduras, muita água, ar puro, pelo menos 20 minutos de sol por dia, etc. Não coma ou faça nada que prejudique seu corpo. Ele é o templo do Espírito Santo, e precisa ser conservado puro para ser a habitação do Senhor. Para mais detalhes, visite http://www.ministeriodasaude.org.br/

7. Limite o seu uso da TV, internet e outras mídias de sua casa (rádio, revistas, jornais, etc.). Não se permita ver, assistir, ler ou ouvir nada que seja - no mínimo que seja - contrário à vontade de Deus. Isso pode incluir alguns sites de relacionamento, chats, Big Brother, novelas, filmes, etc. Se perceber que não consegue se controlar, venda ou tire de sua casa. Jamais tenha TV na cozinha, sala de jantar ou no quarto de dormir, por exemplo. Estabeleça um horário para você (ou para a casa) em que todas essas mídias precisarão ser desligadas para que você (ou a família) vá dormir, conforme o item anterior. Leia o Salmo 101.

8. Agora, depois disso, procure a ajuda de alguém que tenha algum preparo para aconselhar, mas que seja consagrada e tenha uma visão cristã e bíblica, assim como você. Pode ser um psicólogo, terapeuta familiar, conselheiro, pastor, ou até um casal líder de Ministério da Família, se sua igreja possui um.
Claro que isso não é tudo. Mas é o começo - um ótimo começo! Afinal, se mesmo assim a separação não puder ser evitada, com certeza sua vida estará muito mais preparada para enfrentar os dias difíceis que terá pela frente, o que sinceramente espero que não aconteça. Mas se isso acontecer, ainda não é o fim. Ao lado de Deus você terá forças para recomeçar a vida, agora em novas bases, muito mais sólidas.

Fonte: http://www.outraleitura.com.br/web/artigo.php?artigo=314:Separacao_a_vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário