quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PORQUE JESUS DOBROU O LENÇO QUE COBRIA SUA CABEÇA NO SEPULCRO DEPOIS DE SUA RESSURREIÇÃO?

João 20.3-7
3-Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4-E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
5-E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.
6-Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,
7-E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
Porque Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição?
Está relatado que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara João, e disse ela: “Eles tiraram o corpo do Senhor, e eu não sei para onde eles o levaram.”
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou.
Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.
Para poder entender o significado do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época.
O lenço dobrado tem a ver com o Servo e o Amo, e todo menino judeu conhecia a tradição.
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.
A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos e sua boca, limparia sua barba, embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo, o lenço embolado queria dizer: “Eu já terminei”.
Muitos não sabem disso:
Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ou enrolado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa, porque o lenço nesta situação queria dizer: “Eu voltarei!”
São esses pequenos detalhes que Jesus deixou para entendermos que Ele Voltaria! Jesus também usou as “tradições” para passar um recado: Eu voltarei. O lenço ainda está dobrado! O banquete ainda não terminou.
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. João 14:1-3
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:18
12 E, eis que cedo venho, e o Meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário